NOVA YORK - Cientistas identificaram uma complexa reação química responsável pela mudança de cor de duas telas de Vincent van Gogh e outros artistas do fim do século 19. A descoberta é o primeiro passo para explicar a razão dos amarelos brilhantes das telas terem sido cobertas por uma sombra marrom esmaecida ao longo do tempo.
Testes com raio-X microscópico revelaram uma reação química desencadeada pela luz do sol, que transforma o amarelo em marrom, de acordo com o trabalho publicado no jornal científico Analytical Chemistry.
Para resolver esse quebra-cabeças conhecido há 200 anos, os cientistas coletaram até amostras de tintas da época e as envelheceram artificialmente 500 horas através de lâmpadas UV. Apenas uma amostra escureceu e em três semanas o amarelo virou marrom, mudança identificada em uma análise com raio-X. O mesmo método foi usado nas telas do Museu Van Gogh, em Amsterdã.
- Esta descoberta é crucial para entender como as telas envelhecem e como devem ser conservadas no futuro - disse Ella Hendriks, do Museu Van Gogh. 
Fonte:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/02/15/cientistas-descobrem-como-amarelo-das-telas-de-van-gogh-virou-marrom-ao-longo-do-tempo-923805847.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog