Ventania forte, o mar se movimentando, imensas ondas sendo vistas vindas de alguns pontos ao longe, iluminadas pela luz do por do sol. Fiquei um pouco molhado com as ondas, batendo no alto da pedra como um envio salgado de boas-vindas para nós observadores amantes do oceano na natureza. Moonjazz ( Photo e legenda)

O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais activas (que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico) sob as quais se afunda uma crusta oceânica em rápida expansão.
Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520 (Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Pac%C3%ADfico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog